De acordo com os dados do jornal Público, no ranking geral para as provas de 9.º ano, a Escola Básica de Sobreira, tendo em conta apenas as escolas públicas, encontra-se em 2.º lugar no concelho (426.º), antecedida apenas pela Escola Secundária de Paredes (414.º). Mantém o mesmo 2.º lugar na prova de Português, mas obtém o 1.º lugar na prova de Matemática.

Será de salientar ainda que o progresso da escola tem sido ascendente nos último três anos (601.º – 2014; 504.º – 2015; 426.º – 2016), tendo sido a única escola do conselho a melhorar os resultados gerais.

Dados recolhidos em https://www.publico.pt/ranking-das-escolas-2016/listas

 

Será ainda interessante analisar, para se confirmar a evolução que na escola se tem verificado, os dados disponibilizados pela plataforma InfoEscolas (cujo relatório interno disponibilizamos aqui). (http://infoescolas.mec.pt)

 

Podemos dizer que o processo tem ainda muito por onde evoluir, mas podemos também referenciar que toda a comunidade escolar tem feito um enorme esforço para que a realidade do Agrupamento de Escolas de Sobreira se demonstre com um dos melhores desempenhos do concelho de Paredes. Os dados estão à vista.