Num momento em que os dados de avaliação externa se tornam públicos, demonstra-se fundamental divulgar à comunidade educativa toda a informação relativa a esta realidade, que patenteia o progresso da nossa escola e o seu posicionamento na realidade do concelho de Paredes.

Apresentamos um primeiro documento com dados recolhidos do site InfoEscolas, que sintetiza toda a informação relativa às escolas do concelho de Paredes, relativa a Provas de Aferição e Provas Finais. Pode ser consultado aqui.

Relativamente à informação de periódicos que se dedicaram a esta análise para as Provas Finais de 9.º ano, patenteamos os dados dos jornais Público e Expresso (consultar aqui). Os resultados dos alunos do Agrupamento de Escolas de Sobreira demonstram um desempenho de evolução positiva genérica, referenciando-se particularmente o indicador de sucesso que, no caso do nosso estabelecimento de ensino, é particularmente positivo.

Congratulamo-nos com o trabalho dos alunos, dos pais e encarregados de educação e, naturalmente, dos docentes que, ano após ano, proporcionam um desenvolvimento de aprendizagens que levam a este reconhecimento externo. O Agrupamento de Escolas de Sobreira mostra-se uma referência de evolução, apresentando-se entre as escolas que apresentam os melhores resultados nas provas finais. A sul do concelho, mas sem perder o norte… na vanguarda da evolução positiva.

Estamos, porém, completamente cientes de que os dados de avaliação externa correspondem a apenas um aspeto mais visível da vida das escolas . São apenas um indicador com relevância relativa.

Sabemos também que temos um grande caminho de evolução e o percurso parece estar traçado. Basta prosseguir e crescer. Sempre.

Somos o Agrupamento de Escolas de Sobreira. Todos.