Vimos informar a comunidade educativa de que foi identificado um aluno com teste positivo para COVID-19 numa turma de 6.º ano. As pessoas diretamente interessadas e diretamente relacionadas com este caso, consideradas “contactos de alto risco”, foram já contactadas para assumirem isolamento profilático.
A restante comunidade escolar deverá ficar, nos termos do comunicado da delegada de saúde, em “vigilância passiva, ou seja, em automonitorização diária dos sintomas da COVID-19, devendo estar atenta à sintomatologia que possa estar relacionada com esta doença, sobretudo, tosse persistente, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de cheiro, perda de paladar, arrepios de frio, falta de ar, febre, diarreia ou outros sintomas”.
Acresce, necessariamente, o reforço das medidas de segurança:
– uso de máscara;
– lavagem / desinfeção das mãos;
– etiqueta respiratória;
– distanciamento social;
– isolamento dos grupos / turmas (na medida do possível);
– higienização / desinfeção dos espaços e equipamentos;
– restrição dos contactos sociais desnecessários / não essenciais fora do contexto familiar.
Seja um agente de Saúde Pública: Proteja-se a si aos outros!
Para mais informações acedam ao microsite da DGS sobre a COVID-19
No caso de ter sintomas, comece por tentar contactar o seu médico de família ou a sua unidade de saúde.