O Agrupamento de Escolas de Sobreira tem implementado um sistema de autoavalição que se tem demonstrado clarificador e efetivo mas com necessidade de maior estruturação, porque assente em perspetivas individuais ou de grupo, e disperso por estruturas diversas: direção, conselho pedagógico, departamentos e equipa de autoavaliação.

As evidências foram demonstrando, ao longo dos últimos anos, alguns progressos que não se conseguem reconhecer ainda como estruturados ou consolidados, apesar de serem evidentes as melhorias implementadas no serviço educativo prestado à comunidade.

Da reflexão em torno destas questões, foi surgindo a necessidade de se promover a aplicação de um modelo de autoavaliação consistente e estruturado, assente em práticas de análise de qualidade reconhecidas e amplamente aplicadas.

Decidimos, então, na perspetiva sempre assumida de melhoria constante, no ano em que se celebram os 30 anos de existência da escola-sede do agrupamento, implementar o modelo CAF – Estrutura Comum de Avaliação [DGAEP], adaptado ao setor da educação.

O que é a CAF

A Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework – CAF) é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do setor público dos países europeus a aplicar as técnicas da Gestão da Qualidade Total, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços. A sua criação foi inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (European Foundation for Quality Management ou EFQM) e no modelo da Universidade Alemã de Ciências Administrativas, em Speyer.

A CAF tem 4 objetivos principais:

• Introduzir na Administração Pública os princípios da TQM e orientá-la progressivamente, através da autoavaliação, da atual sequência de atividades “Planear-Fazer” para um ciclo completo e desenvolvido “PDCA” – Planear (fase de projeto); Executar (fase da execução); Rever (fase da avaliação) e Ajustar (fase da ação, adaptação e correção);
  • Facilitar a autoavaliação das organizações públicas com o objetivo de obter um diagnóstico e um plano de ações de melhoria;
  • Servir de ponte entre os vários modelos utilizados na gestão da qualidade;
  • Facilitar o bench learning entre organizações do sector público.

Vantagens da CAF

• Avaliação baseada em evidências através de um conjunto de critérios amplamente aceites no setor público na Europa;
  • Oportunidade para identificar o progresso e os níveis de realização alcançados;
  • Um meio para alcançar consistência de direção e consenso no que é necessário ser feito para melhorar a organização;
  • Uma ligação entre os diferentes resultados a serem alcançados e as práticas ou meios que os suportam;
  • Um meio para criar entusiasmo entre colaboradores através do envolvimento destes no processo de melhoria;
  • Oportunidade para promover e partilhar boas práticas entre diferentes setores de uma organização e com outras organizações;
  • Um meio para integrar nos processos normais de trabalho as diversas iniciativas para a qualidade;
  • Um meio de medição do progresso ao longo do tempo através de autoavaliações periódicas.

Condições de sucesso para implementar a CAF

A implementação da CAF numa organização implica a existência de algumas condições de sucesso, designadamente:

• Vontade de melhorar a organização, utilizando para o efeito uma ferramenta de autoavaliação de desempenho organizacional;
  • Empenho do gestor de topo no processo de autoavaliação e implementação das melhorias;
  • Transparência dos objetivos que se perseguem e dos resultados que se pretendem alcançar com o processo de autoavaliação;
  • Envolvimento dos colaboradores e gestores intermédios no processo de autoavaliação;
  • Rigor e honestidade das pessoas envolvidas no exercício (equipa de autoavaliação);
  • Compreensão do modelo;
  • Ampla divulgação, na organização, dos objetivos e resultados da autoavaliação.

[https://www.caf.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=692ACB00-22DC-416C-8D26-5152973076E4]

Logo_caf_2

A CAF adaptada ao setor da educação destina-se a todas as instituições de ensino e formação, sendo aplicável desde o ensino pré-escolar ao ensino superior, incluindo a aprendizagem ao longo da vida.

Objetivos:

• Introduzir uma cultura de excelência e os Princípios de Gestão da Qualidade
  • Melhorar os processos existentes
  • Orientar o processo de gestão da instituição de ensino e formação para o aluno/formando
  • Melhorar o desempenho/resultados
  • Promover o reconhecimento da instituição de ensino e formação

[https://www.caf.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=1B6B188E-4133-42B2-BEE4-1946B1482EDE]

Trata-se, portanto, de um modelo reconhecido e muitíssimo experimentado pelo que acreditamos que a sua implementação no Agrupamento de Escolas de Sobreira poderá constituir um significativo passo para o processo de melhoria da instituição, melhoria em que todas as partes interessadas serão chamadas a participar de forma ativa.

O Diretor,

Pedro Silva