O nosso Agrupamento apresentou, em fevereiro de 2024, uma candidatura ao Programa Erasmus+ 21-27, na vertente “Projeto de curto prazo para mobilidade de alunos e pessoal do Ensino Escolar” (Ação Chave KA122). Financiado pela União Europeia, o Erasmus+ promove o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes e profissionais da educação.
Intitulado “My Planet My Home My School My Life”, o projeto visa promover o intercâmbio, a cooperação, a qualidade e a inovação no Agrupamento de Escolas de Sobreira e tem os seguintes objetivos:
1- reforçar as estratégias de inclusão e diversidade e promover a equidade no acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao domínio de competências pessoais e sociais no quadro dos valores democráticos defendidos pela União Europeia;
2- motivar e capacitar os alunos para um melhor conhecimento, apropriação e promoção dos valores e do património natural da sua região;
3- utilizar as metodologias ativas de aprendizagem associadas à abordagem STEAM da educação para promover aprendizagens mais significativas.

Foram selecionados e integram o projeto dois grupos de alunos com características específicas, cumprindo os critérios estabelecidos e as prioridades do Programa Erasmus+, das quais se destaca a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da diversidade.

No próximo dia 12 de outubro, o segundo grupo, constituído por doze alunos e quatro professores, ruma a Atri, uma cidade na costa Este de Itália, onde se situa Istituto Comprensivo Atri – a escola que nos vais acolher. Perspetiva-se mais uma intensa e gratificante semana de aprendizagem, partilha e interculturalidade entre alunos e professores das duas escolas e dos dois países.